A inclusão de alunos surdos no ensino de acidez, basicidade e pH

Sílvia Kelly Mendes da Costa; Luana da Silva Araújo; Juliana Camara de Souza; Cristiana de Barcellos Passinato e Rodrigo Volcan Almeida.

A química é uma disciplina nada simples e possui uma linguagem muito específica, infelizmente para alguns de seus conceitos ainda não existem sinais oficiais em Libras que ajudem na compreensão dos alunos surdos.

Pensando nessa questão, esse post apresenta um material didático acessível aos alunos surdos para ser utilizado em aulas que trabalhem os conceitos de acidez, basicidade e pH.

A atividade se divide em três momentos, sendo o primeiro uma experiência de análise de pH de algumas soluções, seguida de algumas rodadas de perguntas, onde os alunos, em grupo, escolhem uma das alternativas apresentadas, incluindo assim elementos lúdicos no momento da aprendizagem, pois a cada rodada de perguntas e respostas será introduzida uma explicação teórica dos conceitos envolvidos nas questões e por fim no terceiro momento, como uma forma de avaliação dos alunos, será aplicado um jogo de tabuleiro.

Apresentação dos slides da aula expositiva (segundo momento da sequência didática)
Vídeo da apresentação do TCC
Playlist dos vídeos com a interpretação em Libras do conteúdo das cartas do jogo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s