Lidiane Mariano conversou comigo informalmente pelo whatsapp.
Conversamos pela madrugada afora e algumas questões que eram curiosidades minhas foram perguntadas a ela e ela me respondeu prontamente a tudo.
Lidiane passou em primeiro lugar na UFAC (Universidade Federal do Acre), onde cursou Licenciatura em Química, chamando atenção da equipe e de uma de suas professoras que veio a ser sua orientadora de TCC, inclusive, a professora Anelise Regiani.
Eu também conversei bastante com a professora Anelise que me fez elogios bastante rasgados sobre o empenho da aluna.
Anelise contou que ao se deparar com o desafio montou uma comissão que pudesse auxiliá-la, já que coordenava o curso de Licenciatura na época. E dentro dessa busca ela encontrou professores que a auxiliaram muito, mas também se viu vencendo desafios como a mudança do olhar de seus colegas quanto a receber uma aluna cega desde seu nascimento.
Lidiane contou que fez também as disciplinas experimentais com ajuda de uma monitora, mas ela quem manipulava seu material, bem como os estágios que um deles foi enfrentando uma greve nas escolas públicas de Rio Branco e sendo que teve que apresentar suas aulas para seus próprios colegas, os 3 outros estágios ela mesclou atividades com alunos regulares e, por fim com alunos cegos como ela.
Lidiane fez especialização em Metodologia do Ensino de Biologia e Química na UNINTER (Centro Universitário Internacional) e se dedica hoje à consultoria de material didático e livros em Braille no CAP (Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual) de Rio Branco, atividade que ela deu preferência e compõem o quadro funcional do Estado do Acre.
Lidiane cedeu gentilmente para o blog “Química Acessível” duas de suas produções de maior importância, que foram a sua TCC de graduação e o artigo de sua Especialização.
Sendo assim, com a autorização da autora, disponibilizam-se adiante:
TCC curso Licenciatura Lidiane Mariano
Artigo TCC Especialização Lidiane Mariano
Lidiane e Anelise ainda produziram um artigo publicado na QNesc da SBQ, no ano de 2014, um ano depois da conclusão da aluna em questão, e trago o link para a leitura de todos, também:
Reflexões sobre a Formação e a Prática Pedagógica do Docente de Química Cego
Um comentário em “Lidiane dos Santos Mariano, a primeira e única cega de nascença licenciada em química no Brasil”