E para não dizer que não falei de Bachelard…

Esses dois vídeos de um aluno de graduação de física, o Zander que defendeu sua monografia sobre Bachelard foi um dos principais instrumentos para conseguir desbloquear e quebrar paradigmas sobre o autor.

Bachelard não é um autor trivial, não é um autor para se ler e achar que se entenderá de forma tranquila. Não! Ele nos inquieta, ele se revolta com algumas questões do ensino de ciências e da literatura dos séculos XVII e XVIII, ele é difícil de ser lido, apesar de na época ser tido como um filósofo de linguagem mais informal, pois dentre os pensadores contemporâneos, ele como professor de química e física se preocupava em como abordar questões como o ensino sobre os átomos, até porque antes do livro sobre obstáculos epistemológicos, ele escreveu suas intuições atomísticas como uma forma de organizar epistemologicamente o que ele ensinaria.

Bachelard conviveu e viveu com a maior parte dos acontecimentos da ciência citados nos livros, e ele acabou sendo testemunha desses fatos. Viveu muito, foi a fundo sempre nas questões que o levavam a pesquisar, e analisava muito todo o cenário da divulgação de ciência.

Confesso, gostaria de saber francês para traduzir a única entrevista que assisti, mas a legenda que consegui em inglês e espanhol me fizeram entender um pouco e ver o quanto essa alma inquieta era um espírito científico muitíssimo evoluído e temos muito a aprender com ele, com suas obras densas, porém importantíssimas.

Todo professor de química deveria conhecer por obrigação Bachelard, pois depois de conhecê-lo não somos os mesmos, modificamos nossa forma de olhar e agir em sala de aula e em nosso cotidiano como professores.

Finalizando, um pouco de Bachelard por Foucault:

Um comentário em “E para não dizer que não falei de Bachelard…”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s